HireHop é provavelmente o melhor e mais rico software de equipamentos de aluguel em nuvem, no entanto, também tem um recurso para os usuários comercializarem seus produtos gratuitamente para clientes em potencial no portal de aluguel de equipamentos HireHop. Como tem sido uma fonte popular para os clientes adquirirem seus equipamentos de rigging contratados, decidimos dar alguns conselhos ao alugar motores e treliças, pois você precisa saber os cálculos de carga de peso de rigging envolvidos.

Vamos considerar um cenário imaginário em que um rigger suspendeu uma treliça em seus dois pontos finais, cada motor é avaliado em 500 kg, no entanto, a carga uniformemente distribuída na treliça é de 1.300kg, então o rigger anexa um terceiro motor nominal de 500kg para pegar o centro da treliça. Pensando que com 3 motores avaliados em 500kg cada, não haveria nenhum problema, para sua consternação, a treliça desabou, o ponto central primeiro.

O motivo pelo qual isso não funcionou em nosso cenário imaginário é devido aos cálculos de carga de vigas de vários pontos que ele não considerou. O montador, neste caso, assumiu incorretamente que os três motores dividiriam a carga entre eles igualmente e não levou em consideração o Teorema dos Três Momentos. Esta é uma fórmula muito complexa, no entanto, para simplificar as coisas, ilustramos várias plataformas simplificadas abaixo e mostramos as várias cargas como porcentagens de toda a carga em cada ponto.

Como você pode ver na imagem superior com dois pontos, cada ponto carrega 50% da carga. Se você olhar para o que está abaixo com 3 pontos, verá que o ponto central suporta 62% da carga e os pontos externos suportam apenas 19% da carga. Aplicando isso ao que aconteceu com nosso rigger:

Carga = 1,300Kg
Cada Ponto Exterior = 0.19 x 1300 = 247Kg por ponto (19% da carga)
Ponto Central = 0.62 x 1300 = 806Kg no ponto central (62% da carga)

Como você pode ver, o ponto central de 500Kg estava sobrecarregado com 806Kg e, portanto, entrou em colapso. O que o montador deveria ter feito é colocar 2 motores extras:

Carga = 1,300Kg
Cada Ponto Exterior = 0.13 x 1300 = 169Kg por ponto
Ponto Central = 0.37 x 1300 = 481Kg por ponto

Para o nosso cenário, o ideal é que o rigger use 5 pontos para ter uma margem de erro maior, já que com 4 pontos há apenas uma margem de 19Kg nos pontos centrais.

IMPORTANTE

  • É muito importante observar que o acima é para uma carga uniformemente distribuída e que os motores estão todos se movendo na mesma velocidade. Se, por exemplo, em um pickup de três pontos, o motor central se movesse mais rápido do que os dois motores externos, todo o peso seria absorvido no motor central com os dois motores externos frouxos.
  • Não é aconselhável confiar no acima ao usar blocos de corrente manuais, pois eles nunca sobem na mesma velocidade. Para um bloco de corrente manual, cada bloco deve ser capaz de suportar toda a carga.
  • Lembre-se de incluir o peso da treliça e todos os acessórios ao calcular a carga.
  • Se você estiver calculando a carga nos pontos acima do motor, lembre-se de adicionar o peso do motor a cada ponto.
  • A matemática é teórica em um mundo ideal e os fatores podem ser diferentes no mundo real, então sempre inclua uma margem de erro e nunca chegue muito perto do carregamento máximo.

Para cálculos de rigging mais aprofundados, consulte o Livro Negro da Prolyte.